sexta-feira, 5 de março de 2010

RELACIONAMENTOS EM SOCIEDADE




Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.
I João 4:11


O homem é um ser social.

É difícil encontrarmos alguém que não viva engajado em um grupo.
De acordo com a sociologia o homem se identifica com o grupo que possui características iguais ou semelhantes a dele, como: posição econômica, grau de escolaridade, religião, pensamentos iguais, idade, entre outros.
Mas essa divisão não pode existir na igreja de Cristo, pois a palavra de Deus diz que na igreja primitiva depois da descida do Espírito Santo, todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. (At 2:44). “Quando os membros do Corpo se aproximam mais uns dos outros, automaticamente tornam-se unidos.”(Livro Vivendo sem máscaras).
A união da igreja é um desejo do coração de Jesus, certa vez Ele orou ao Pai para que fossemos um, assim como Ele é um com o Pai.(Jo 17:11). Jesus orou para que fossemos alicerçados em amor, santidade e unidade. Agora eu te pergunto: se viver em comunhão e unidade não fosse importante, você acha que o Senhor teria se preocupado com isso?

Você se ama? Creio que sim, então você deve amar ao seu próximo como a ti mesmo.(Mc 12:31). Você pode até dizer “Eu amo a todos”. Basta saber se você pratica esse amor de todo o seu coração, através de palavras, atitudes, dando atenção...
Há pessoas que tem resistência quanto ao processo de integração, outras se isolam. Existe dois tipos de crentes; os que são fáceis de se relacionar e os que são difíceis de se relacionar. Os primeiros são uma bênção, têm uma infinita lista de amigos, é carismático, abraça aquele que não conhece, procura aquele que está afastado ou com problemas, é conselheiro e de confiança. Este faz com os outros os que ele gostaria que fizessem com ele. (Mat. 7:12). Os difíceis de se relacionar geralmente são fechados, tem poucos ou nenhum amigos, ou seus amigos são sempre os mesmos, não procura aquele que está afastado ou com problemas, não ajuda o irmão nas suas fraquezas e dificuldades, procura sempre estar no mesmo circulo de amizades, “não tem tempo” para dar atenção aos outros.

Você conseguiu se encaixar em algumas dessas atitudes?

A palavra de Deus nos diz que em tudo permaneçamos no amor fraternal, que é vínculo da perfeição. (Ro 12:10; I Ts. 4:9; Hb 13:1: I Pe 1:22; I Pe 3:8)
Jesus orou: “ para que o mundo creia que tu me enviaste”. Isso quer dizer que andar em unidade faz parte de um bom testemunho Cristão, para que o mundo creia no Senhor Jesus.

Jesus não orou para que seus seguidores “se tornem um” , mas para que “sejam um”. Trata-se do subjuntivo presente e significa “continuamente ser um” 2. Unidos é mais fácil a igreja trabalhar na obra do Senhor e alcançar os perdidos.
Vale ressaltar que, o Espírito Santo não opera na igreja, havendo divisões causadas por pecado e ambições egoístas. (I Co 1:10 ao 13; I Co 3:3). Quando a pessoa é humilde ela se relaciona bem com todos sem impor preferências.
É lindo ouvir sermões sobre amor. Mas é necessário que a igreja dê o fruto, para que a palavra faça aquilo que lhe apraz.

Finalmente queridos, devemos ser humildes e levar as cargas uns dos outros (Gl 6:2) lembrando que se não amarmos nossos irmãos também não podemos dizer que amamos a Deus. (I Jo 4:20).

Que não aja em nossos corações nenhum sentimento que não provém do Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá
Faça seu comentário
Após a aprovação ele aparecerá no Blog.
Será sempre um prazer tê-lo por aqui.
Abraços de Karla Soares