quarta-feira, 3 de março de 2010

Mulher tem emprego negado por estar acima do peso



Uma mulher se candidata a um emprego. Participa do processo seletivo, mas acaba ficando sem a vaga. A empresa diz que o problema da candidata não é falta de qualificação. É excesso de peso.

Uma pessoa se candidata ao emprego de auxiliar de produção. A pedido da empresa, faz alguns exames, que não identificam nenhum problema de saúde. Mas o resultado de um desses exames acabou prejudicando a candidata no processo de seleção. Ela foi considerada obesa.

Por esse motivo, não foi contratada. Essa história aconteceu com a dona de casa Daiana Fernandes quase dois anos atrás.

Em maio de 2008, ela pesava 96 quilos. Se sentia bem e com saúde. Precisava de um trabalho. Quando achou que tinha conquistado a vaga, veio a frustração.

“O médico falou que não podia me contratar porque eu estava acima do peso, estava obesa e poderia trazer problemas de saúde para a empresa. Falei que não tinha problema nenhum de saúde. Ele disse que eu poderia adquirir e a empresa não contrata gente acima do peso. Saí de lá arrasada, chorando. Pensei se lá é o único lugar de cidade pequena que contrata e eu não vou conseguir trabalhar, imagina nos outros lugares”, lembra a dona de casa Daiana Fernandes.

Depois de ter sido vetada por causa do peso, Daiana entrou em crise. Tomou remédios, tentou várias formas de emagrecer. Até que resolveu fazer uma cirurgia de redução de estômago. Hoje, pesa 74 quilos. Mas o que a faz se sentir mais leve é ter conseguido provar que foi discriminada no processo de seleção. A empresa foi condenada pela Justiça do Trabalho a pagar uma indenização de R$ 5 mil.

“A empresa disse para ela que estava deixando de contratá-la porque era obesa. Isso é um ato discriminatório”, explica a juíza do Trabalho Patrícia Lemos.

“Entrei na Justiça porque talvez fazendo isso poderia acabar com a discriminação com outras pessoas que precisam”, diz Daiana.

Extraído: www.globo.com

Fico lembrando quando participei do processo seletivo do Unibanco, fui bem em todas as entrevistas, nas dinâmicas, passei nas etapas, fui muito elogiada pela Gerente, ela convidou-me a ir até a agência apresentou-me a equipe, porém quando passou do dia deles darem a resposta final eu fiquei preocupada. Ligava para ela e não me atendia mais, pelo menos o porquê eu não fui admitida eu gostaria de saber, até para eu melhorar nas próximas vezes, mas nada. Penso que pode ter tido 2 motivos: ou carta marcada entre os candidatos ou sobrepeso, como a Gerente não foi legal para atender minhas ligações e informar-me o porquê, eu ainda não sei.
Só sei que se for comprovado preconceito como aconteceu com esta senhora da matéria, isso é crime. Nenhuma indenização cobre a frustração da pessoa, mas é importante a empresa pagar pra aprender que competência e sobrepeso não tem correlação.
Karla Soares

2 comentários:

  1. Oi, Karla! Obrigada por me visitar lá no Amanda Layouts. Obrigada por me seguir, viu.
    Olha, pra instalar o layout free você faz assim: primeiramente você deve ir na configuração do seu blog, ir em layout, escolher modelo e selecionar o mínima (é a primeira opção que aparece). Escolhe e salva.
    Agora vai em Layout procura a guia Elementos de Página, clica em Adicionar Gadget, depois em HTML/JavaScript e cola o código que copiou da minha barra lateral. Nesse código você vai ver que tem escrito ENDEREÇO/URL DA IMAGEM. Você vai substituir essas palavras pelo endereço que está embaixo da imagem do layout free que você escolheu.
    Não escreva nada no título dessa caixinha, viu. É só salvar.
    Olha, se tiver alguma dificuldade, manda por e-mail seu login e senha do blog que eu instalo pra você sem nenhum problema.
    Se quiser, posso fazer os outros elementos pra você, combinando com o layout que você escolheu.
    Não deixa de me avisar de conseguiu, tá.
    Bjks
    Amanda Fonseca
    http://amandalayouts.blogspot.com
    http://pingosegotas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. olá...minha colega...passei por isso ontem..fui recusada a entrar na Brasil telecom por estar acima do peso.. o médico me disse q eu estava acima do peso.. mais mesmo assim colocou APTO no meu exame admissional... depois de alguns minutos, me chamaram e me falaram que eu não estava aprovada para a vaga desse emprego !!!!!! Vou levar na Justiça tbém....desrespeito... sempre trabalhei..e muito...ágil.. nunca meu peso me atrapalhou em nada ....agora uma simples atendente de call center tem que ser magérrima....O q é isso ????

    ResponderExcluir

Olá
Faça seu comentário
Após a aprovação ele aparecerá no Blog.
Será sempre um prazer tê-lo por aqui.
Abraços de Karla Soares